Em plena era da informação, revolução das Lawtechs, ideais e conceitos que podem ser aplicados aos escritórios e setores jurídicos, há que se atentar para melhoria na gestão da informação, na gestão dos processos, e principalmente nos resultados gerados tanto para os escritórios/empresas como para seus clientes.

Nesse contexto, surge a Controladoria Jurídica. Setor responsável por organizar toda a gama de informações, processos, fluxos, tarefas e compromissos do corpo jurídico e administrativo, de forma a garantir que o profissional de direito se concentre em sua tarefa precípua, que é estudo dos casos, elaboração de petições, audiências e estreitamento do contato com os clientes.

Diante de vários formatos na criação e implantação de uma controladoria jurídica, o foco é gestão. Auxiliado por corpo técnico capacitado e software de gestão robusto, o Controller Jurídico deve ter em mãos dados suficientes para analisar tanto a performance do escritório como um todo, como a performance individual, ajustando pontos falhos e melhorando a produtividade da equipe e consequentemente a entrega ao cliente.